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Ativar SSL/TLS em softwares externos de email

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Ativar o SSL em softwares de e-mail é essencial para garantir a segurança das comunicações. Pois garante:

  • Maior segurança: Protege suas credenciais e conteúdo dos emails contra interceptação
  • Conformidade: Alinha-se às melhores práticas internacionais de segurança
  • Proteção contra ataques: Previne explorações de vulnerabilidades em conexões não criptografadas

Devido a isso, atualmente, todos os usuários finais que utilizam contas de email precisam estar com os programas de email (Outlook, Thunderbird, Mail do iPhone, etc.) configurados com SSL/TLS ativado. Aqui vamos lhe mostrar as configurações de Porta e Criptografia correta.

Configurações corretas para SMTP:

Opção 1 – Porta 587 (Recomendada)
Porta: 587
Segurança: STARTTLS
Autenticação: Obrigatória
Opção 2 – Porta 465
Porta: 465
Segurança: SSL/TLS
Autenticação: Obrigatória

Configurações para IMAP/POP3:

  • IMAP: Porta 993 (SSL) ou 143 (STARTTLS)
  • POP3: Porta 995 (SSL) ou 110 (STARTTLS)

AVISO:

Dispositivos e softwares legados que não suportam STARTTLS ou SSL/TLS não conseguem mais se autenticar. Exemplos incluem:

  • Outlook 2010 ou versões anteriores
  • Clientes de email com mais de 5 anos de lançamento
  • Dispositivos muito antigos (smartphones, tablets antigos)

Solução: Atualizar para uma versão mais recente do software de email desejado resolve o problema. Caso não seja possível atualizar o software, será necessário substituir o dispositivo por um mais atual que suporte as tecnologias de criptografia modernas.
Caso não deseje investir em versões mais modernas de soluções comerciais como o Outlook, recomendamos o Thunderbird, um software de e-mail gratuito e confiável.

 

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